sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Domingo é Dia do Sarau Bem Legal - Sabia?

.
.

Domingo é dia de Sarau Bem Legal

.



Domingo agora, dia 29 de novembro, amanhã - rsrs, a partir 10h da manhã, lá na Biblioteca Monteiro Lobato, no Largo de Nazaré, acontece a Segunda Edição do nosso Sarau Bem Legal.

Nosso convidado bem especial é o excelente grupo Nas Asas da Poesia, dirigido pela parceira Aceli Araujo, lá da Biblioteca Comunitária do Cabula. É show de bola, a criançada já tem um time legal e dialoga bem com o teatro. Muito Bom!

Desta vez, como anfitrião do projeto, o grupo Este Tal Recital abre a programação. Faz uma breve intervenção poética e passa logo a bola para os convidados. Vamos aproveitar e fazer uma singela homenagem ao mês da consciência negra com alguns poemas na temática (entre outros, versos de José Carlos Limeira). Mas vai ter Leminski de novo - rsrs...

Na Primeira Edição, no dia 25 em outubro, meu grupo de poetas mirins, Este Tal Recital, foi quem comandou a manhã com o recital Leminskianas Baianas. Tudo com o auxílio luxuoso do grafiteiro Marcos Costa que fez um grafite inspirado do poeta paranaense.

.


Pois agora o Marcos Costa volta, para realizar sua segunda grafitagem "literária" com a gente. Dessa vez, retratando o poeta José Carlos Limeira, e prestando uma homenagem à literatura negra baiana e brasileira.

Depois vem mais: outros grafiteiros e outros escritores... de todas as cores, tá?

Detalhe: o graffiti é feito do lado de fora da biblioteca, no Largo de Nazaré, bem em frente ao Supermercado Bom Preço (Credo! rsrs). E sabe o que acontece ali, ao mesmo tempo?

- Apresentação de chorinho com o grupo Canto da Praça (5 anos lá)

Bom demais: muita gente, animação, e o graffiti chega chegando. Em outubro foi um sucesso total aquele Leminski bem pintado sob o céu da Bahia Preta e ao som de Pixinguinha!

É isso!

Para não esquecer então:

Evento: Sarau Bem Legal (sarau poético infanto-juvenil)
Grupo Anfitrião: Este Tal Recital
Grupo Convidado: Nas Asas da Poesia
Graffitti: Marcos Costa (Tema: José Carlos Limeira)
Local: Biblioteca Monteiro Lobato (Largo de Nazaré)
Horário: 10 (Graffiti) - 11h (Poesia)
Entrada: Franca

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Sarau Bem Legal

.

O projeto Sarau Bem Legal” é um evento mensal da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato centrado num recital de poesias realizado por grupos composto de crianças e/ou adolescentes. Tem projetado para seu primeiro ano a participação de um grupo de poesia da cidade a cada etapa, sempre introduzidos pelo grupo residente Este Tal Recital. Além dos recitais, a cada mês, haverá a execução de um graffiti ao vivo, retratando poetas brasileiros. Ao final do primeiro ciclo (de 12 meses), será realizada uma exposição pública com os painéis confeccionados e um grande encontro com os grupos que presentes ao longo do ano (Out/09 – Out/10). Além da poesia e do graffiti, o projeto está em processo de captação para publicação de um livro-reportagem que registre textos, fotos e graffitis do projeto.

Direção da Biblioteca Monteiro Lobato: Rosane Rubin
Coordenação do Sarau Bem Legal: Nelson Maca

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Nas Asas da Poesia
.

O grupo
Nas asas da poesia” é um grupo teatral infanto-juvenil que realiza apresentações de recitais de poesia com técnicas de declamações livres teatrais mescladas com cirandas, poesias e outros com um repertorio composto por autores como Cecília Meireles, Castro Alves, Solano Trindade, José Paulo Paes, Ruth Rocha, Carlos Drummond de Andrade, Elisa Lucinda, composição das próprias crianças do “Projeto Criança aqui tem arte” e outros que funciona, regularmente, na Biblioteca comunitária do Cabula, hoje atendendo 22 crianças.

Coordenação voluntaria do “Criança aqui tem arte” e de ações da Biblioteca Comunitária do Cabula: Acely Araujo

>>>>>>>>>>>>>>>>>


Este Tal Recital

.

O grupo Este Tal Recital” de poesia formado em setembro de 2009 por crianças entre 8 e 11 anos de idade, está sediado na Biblioteca Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, onde faz a s vezes de anfitrião do projeto “Sarau Bem Legal” que acontece mensalmente no espaço. Esteou publicamente juntamente com o Sarau em outubro passado com o recital “Leminskianas Baianas”. A cada edição desse projeto, estará abrindo o programa pra os demais grupos de poesia infantis e infanto-juvenis convidados. Como está explícito na expressão, foi uma singela homenagem ao grande poeta paranaense Paulo Leminski.

Coordenação: Nelson Maca

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Marcos Costa

.

Marcos Costa, artista plástico, nasceu em São Félix. Desenvolve diversas expressões artísticas com variadas técnicas. É grafiteiro desde 1999, mantendo um ritmo dinâmico de produção das Intervenções Urbanas que ele começou a fazer em Salvador, e vem, ganhando novos rumos em outras cidades, sempre investigando novas possibilidades de intervenção com o graffiti. É graduando em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Educador Social Voluntário no Projeto Cidadão, no Projeto Caminhar e no Projeto Escola Aberta no CEARC. Também é Ilustrador. Já no projeto “Sarau Bem Legal”, realizou o primeiro graffiti da série, retratando o poeta paranaense Paulo Leminski.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


José Carlos Limeira

.

O poeta José Carlos Limeira é natural de Salvador - onde reside atualmente. Seguramente, trata-se de um dos escritores mais expressivos e consagrados da chamada literatura negra brasileira atual. Publica desde a década de 70 quando se consagra com seus dois primeiros livros, Arco-Íris Negro e Atabaques, escritos a quatro mãos com o também consagrado poeta negro carioca, Èle Semog. Participa dos cadernos Negros desde sua primeira edição - há 30 anos atrás. Em 2008, teve alguns de seus poemas gravados no cd “Noite da Liberdade” pela coleção “Voz & Poesia” da Fundação Gregório de Mattos.

.

Nenhum comentário: